ESTRATÉGIAS,EXCELÊNCIA e TREINAMENTO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Vendendo o Impossível
Cada Um É Cada Qual EmptySeg Ago 06, 2012 3:53 am por dirigailo

» Nomes e Adjetivos
Cada Um É Cada Qual EmptyQui Jun 09, 2011 3:27 am por Convidado

» Avenida Complicada
Cada Um É Cada Qual EmptySáb maio 28, 2011 4:50 pm por Convidado

» como vender uma geladeira no alaska
Cada Um É Cada Qual EmptySáb Abr 16, 2011 7:21 pm por Convidado

» Abrigo Subterrâneo
Cada Um É Cada Qual EmptyTer Dez 28, 2010 4:08 am por Convidado

» ordem correta
Cada Um É Cada Qual EmptyDom Set 19, 2010 4:35 am por Convidado

» dinamica de aquecimento
Cada Um É Cada Qual EmptyTer Dez 29, 2009 11:27 pm por Convidado

» Dez lições curiosas de oratória
Cada Um É Cada Qual EmptyTer Dez 29, 2009 9:41 pm por isaacduarte

» Táticas para interagir com os ouvintes
Cada Um É Cada Qual EmptyTer Dez 29, 2009 9:41 pm por isaacduarte

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Estatísticas
Temos 50 usuários registrados
O último membro registrado é Seifortlindde

Os nossos membros postaram um total de 188 mensagens em 159 assuntos
Quem está conectado?
6 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 6 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 126 em Sex Abr 09, 2021 4:27 pm

Cada Um É Cada Qual

Ir para baixo

Cada Um É Cada Qual Empty Cada Um É Cada Qual

Mensagem por Admin Qui Out 09, 2008 11:56 pm

ENCAMINHADO POR:Gisela Kassoy - Suporte à Inovação Contínua
55 11 3885-0441
www.giselakassoy.com.br



Lembra daquela piada que você considerava um quebra-gelo infalível? De repente, ninguém riu. Como foi possível? È simples: na era da customização, nada mais é infalível. As mensagens precisam atrair, motivar e convencer. E não há uma maneira uniforme de faze-lo.

Da mesma forma que ninguém motiva ninguém (no máximo cria condições para que as pessoas se automotivem), ninguém atrai ou convence ninguém. As pessoas se deixam atrair e se permitem convencer à medida que se estabelecem vínculos de simpatia, interesse e credibilidade.

E o que gera vínculos? Depende. Das pessoas, da cultura da organização e do público-alvo, do momento. Cabe ao palestrante (ou facilitador do seminário) estar bem equipado. Veja o que V. pode fazer:

Informações: Conhecer a empresa não basta. È importante saber o momento pelo qual a empresa está passando, a razão da palestra ou seminário e como ele é percebido pelas pessoas presentes. A oportunidade de aprendizado é um castigo ou um prêmio? É vista como tempo bem empregado? O que aconteceu logo antes? Imagine, por exemplo, uma palestra que é parte de uma convenção. Se a convenção é um momento de celebração, a receptividade será completamente diferente de uma palestra proferida logo após uma bronca do CEO.

Perfis: Procure traçar o perfil do público-alvo. Não se limite a profissão, cargo e nível de escolaridade. Há muitos modelos que elucidam perfis psicológicos. O Center for Creative Leadership, por exemplo, acredita em 4 perfis básicos, que são:

REALISTA: Pessoa que aprecia os dados e as informações, é “pé no chão” e racional.
ESTRUTURAL: Valoriza a ordem, o controle e a precisão.
AFETIVO: Preocupa-se com sentimentos, emoções, entusiasmo, prazer e principalmente pessoas
VISIONÁRIO: Tem uma mente transformadora. Está sempre de olho no futuro e valoriza a iniciativa, a inovação e a fantasia.

Conhecendo o perfil de seu público, V. pode elaborar sua palestra ou seminário realçando os aspectos aos quais ele será mais sensível, a saber:

REALISTA: Esse público não vai se deixar levar pelo seu humor ou simpatia. Se V. fizer muita preleção, ele pode achar que está perdendo tempo. Dê exemplos concretos sobre o resultados obtidos com o conteúdo que V. está trazendo.Faça-o perceber rapidamente quais são os ganhos de estar lá. Capriche nas informações, estatísticas, casos.

ESTRUTURAL: Precisa em primeiro lugar respeita-lo. Ao se apresentar, dedique um bom tempo ao seu currículo. Como o estrutural gosta de ordem e sequência, uma explanação sobre os objetivos e etapas da palestra ou seminário será bem vinda. Procure colocar seu conteúdo em etapas também, abuse do passo-a-passo.

AFETIVO: Seja simpático e interativo. Conte piadas, proponha jogos, discussões em pequenos grupos e dinâmicas. Use pouca exposição oral.

VISIONÁRIO: Faça perguntas intrigantes. Abuse de imagens – tanto desenhos como metáforas, lendas e parábolas. Provoque o raciocínio e a fantasia. Não seja dogmático nem conclusivo. Humor, só se for refinado.

A maioria das pessoas é forte em duas dessas variáveis e nem tanto nas outras duas. V. pode deduzir seus perfis em função de suas profissões e/ou da cultura da organização.

Evidentemente, V. não pode se ater a só uma metodologia, para não cansar o público. È óbvio também que o ser humano é mais complexo do que uma tipologia, por isso V. pode e deve ousar um pouco, mas lembre-se:

Use a intuição
Confie no que sua voz interna que está lhe dizendo. È por meio da intuição que captamos as pessoas, portanto a chance de erro é pequena

Vá aos poucos
Se, por exemplo, V. quiser usar humor, comece com alguma coisa engraçadinha, não com uma piada longa. Se o público rir é porque está com vontade de rir, e se não rir, você não vai ficar sem graça.

Esteja atento aos sinais
O público dá sinais o tempo todo. Preste atenção neles. Não se atenha apenas aos que estão nitidamente gostando. Procure conquistar os demais.

Um grupo não é um bando de pessoas
Ele tem uma dinâmica própria. Pessoas podem ter comportamentos e apreciações diferentes do que teriam individualmente quando estão em grupo.

O meio é a mensagem
Lembra-se do velho mote? Além de considerar o perfil do seu público, a forma precisa ser coerente com o conteúdo. A mensagem é o mais importante, mas não se separa de seu estilo nem da sua metodologia
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 158
Data de inscrição : 09/10/2008

https://treinamento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos