Últimos assuntos
Estatísticas
Temos 50 usuários registradosO último membro registrado é Seifortlindde
Os nossos membros postaram um total de 188 mensagens em 159 assuntos
Quem está conectado?
Há 7 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 7 visitantes Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 126 em Sex Abr 09, 2021 4:27 pm
Fábrica de Barquinhos
Página 1 de 1
Fábrica de Barquinhos
Categorias:
- Comunicação verbal
- Criatividade
- Gestão de tempo
- Liderança
- Negociação e gestão de conflitos
Objetivos:
Refletir sobre a comunicação e o trabalho em equipe e reforçar que quando a comunicação e o relacionamento interpessoal falha a equipe não funciona.
Nº de Participantes:
de 15 a 25 participantes
Material:
Revistas usadas.
Desenrolar:
O facilitador divide a turma em grupos de aproximadamente cinco participantes. Em cada grupo, um participante exercerá o papel de líder.
O facilitador conduz os líderes para fora da sala, orientando-os que o papel deles será o de motivar a equipe para produzir em larga escala, observando a qualidade, quantidade e criatividade.
Informa-se aos líderes que uma empresa que trabalha com produtos náuticos, realizará um grande evento para o qual todos os clientes serão convidados. Esta empresa deseja comprar barquinhos para presentear os filhos desses clientes e fez uma encomenda de barquinhos que deverão ser entregues no prazo de 10 dias (equivalentes a 10 minutos durante a dinâmica).
Cada grupo representará uma empresa. Enquanto os líderes estão fora da sala os participantes deverão ser informados sobre os seus papéis, recebendo a mesma orientação sobre o pedido feito pela empresa e sobre os critérios exigidos que serão:
Quantidade, qualidade e acabamento dos produtos, cumprimento do prazo e criatividade.
Os líderes não saberão que existem papéis divergentes em seus grupos.
Os papéis assumidos serão:
1.
Responsável, faz muitos barcos.
2.
Preguiçoso, não faz nada.
3.
Critico, faz poucos barcos, critica os outros barcos e tenta desmanchá-los.
4.
Gozador, conta piadas e produz pouquíssimo.
Os papéis acima deverão existir em cada um dos grupos. Assim se houverem cinco grupos existirão, por exemplo, cinco preguiçosos.
Inicialmente distribui-se uma folha de revista para cada participante e fabrica-se um barquinho de papel juntamente com eles.
Em seguida formam-se os grupos e distribuí-se duas revistas para cada um.
Marcam-se 10 minutos e inicia-se a atividade.
Concluídos os 10 minutos, o facilitador orienta-os para montar sua vitrine para receber o cliente.
O cliente chega para visitar as empresas e dialogará com o gerente e equipe sobre a linha de produção (quantidade), qualidade e acabamento dos produtos, preço, cumprimento do prazo e criatividade.
Após isso ele revelará as notas que obtiveram em cada item e definirá de quem comprará a produção.
Critérios para avaliação
*
Qualidade e acabamento do produto: 30 pontos
*
Quantidade: 20 pontos
*
Criatividade: 20 pontos
*
Prazo: 30 pontos
Processamento
*
Explorar os sentimentos vivenciados;
*
Refletir sobre os papéis assumidos e fazer uma analogia com o trabalho em equipe;
*
Discutir sobre o papel da liderança, habilidade na negociação, preços, etc;
*
Explorar a importância da comunicação, cooperação, planejamento, motivação, etc;
*
Conduzir o grupo a uma discussão do porque a as fictícias empresas não obtiveram o resultado desejado.
- Comunicação verbal
- Criatividade
- Gestão de tempo
- Liderança
- Negociação e gestão de conflitos
Objetivos:
Refletir sobre a comunicação e o trabalho em equipe e reforçar que quando a comunicação e o relacionamento interpessoal falha a equipe não funciona.
Nº de Participantes:
de 15 a 25 participantes
Material:
Revistas usadas.
Desenrolar:
O facilitador divide a turma em grupos de aproximadamente cinco participantes. Em cada grupo, um participante exercerá o papel de líder.
O facilitador conduz os líderes para fora da sala, orientando-os que o papel deles será o de motivar a equipe para produzir em larga escala, observando a qualidade, quantidade e criatividade.
Informa-se aos líderes que uma empresa que trabalha com produtos náuticos, realizará um grande evento para o qual todos os clientes serão convidados. Esta empresa deseja comprar barquinhos para presentear os filhos desses clientes e fez uma encomenda de barquinhos que deverão ser entregues no prazo de 10 dias (equivalentes a 10 minutos durante a dinâmica).
Cada grupo representará uma empresa. Enquanto os líderes estão fora da sala os participantes deverão ser informados sobre os seus papéis, recebendo a mesma orientação sobre o pedido feito pela empresa e sobre os critérios exigidos que serão:
Quantidade, qualidade e acabamento dos produtos, cumprimento do prazo e criatividade.
Os líderes não saberão que existem papéis divergentes em seus grupos.
Os papéis assumidos serão:
1.
Responsável, faz muitos barcos.
2.
Preguiçoso, não faz nada.
3.
Critico, faz poucos barcos, critica os outros barcos e tenta desmanchá-los.
4.
Gozador, conta piadas e produz pouquíssimo.
Os papéis acima deverão existir em cada um dos grupos. Assim se houverem cinco grupos existirão, por exemplo, cinco preguiçosos.
Inicialmente distribui-se uma folha de revista para cada participante e fabrica-se um barquinho de papel juntamente com eles.
Em seguida formam-se os grupos e distribuí-se duas revistas para cada um.
Marcam-se 10 minutos e inicia-se a atividade.
Concluídos os 10 minutos, o facilitador orienta-os para montar sua vitrine para receber o cliente.
O cliente chega para visitar as empresas e dialogará com o gerente e equipe sobre a linha de produção (quantidade), qualidade e acabamento dos produtos, preço, cumprimento do prazo e criatividade.
Após isso ele revelará as notas que obtiveram em cada item e definirá de quem comprará a produção.
Critérios para avaliação
*
Qualidade e acabamento do produto: 30 pontos
*
Quantidade: 20 pontos
*
Criatividade: 20 pontos
*
Prazo: 30 pontos
Processamento
*
Explorar os sentimentos vivenciados;
*
Refletir sobre os papéis assumidos e fazer uma analogia com o trabalho em equipe;
*
Discutir sobre o papel da liderança, habilidade na negociação, preços, etc;
*
Explorar a importância da comunicação, cooperação, planejamento, motivação, etc;
*
Conduzir o grupo a uma discussão do porque a as fictícias empresas não obtiveram o resultado desejado.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Seg Ago 06, 2012 3:53 am por dirigailo
» Nomes e Adjetivos
Qui Jun 09, 2011 3:27 am por Convidado
» Avenida Complicada
Sáb maio 28, 2011 4:50 pm por Convidado
» como vender uma geladeira no alaska
Sáb Abr 16, 2011 7:21 pm por Convidado
» Abrigo Subterrâneo
Ter Dez 28, 2010 4:08 am por Convidado
» ordem correta
Dom Set 19, 2010 4:35 am por Convidado
» dinamica de aquecimento
Ter Dez 29, 2009 11:27 pm por Convidado
» Dez lições curiosas de oratória
Ter Dez 29, 2009 9:41 pm por isaacduarte
» Táticas para interagir com os ouvintes
Ter Dez 29, 2009 9:41 pm por isaacduarte